Social Icons

terça-feira, 26 de março de 2013

Canal Panda - Nova Seire: Anita


Dos livros infantis para a televisão, Anita é aquela menina que tem vindo a encantar gerações com as suas aventuras.
Depois de 50 livros, com 30 milhões de exemplares vendidos em 30 países, as aventuras da Anita estão de volta numa série de animação produzida por Les Armateurs (a produtora de Kirikou, Tchoupi, Brendan e o segredo de Kells).
As histórias da Anita mostram a sua descoberta do mundo, com situações do quotidiano, convidando os mais pequenos a acompanhar a conhecida personagem e a aprender com ela. A série apresenta uma forte envolvente visual e referências que cativam facilmente as crianças no universo da Anita. Com um sucesso de mais de 50 anos, Anita é o exemplo perfeito de uma personagem universal e intemporal.
Uma oportunidade para pais e filhos acompanharem diariamente a série de animação, no Canal Panda, de segunda sexta, às 7.30 horas e às 19.45 horas, a partir de segunda-feira, dia 18 de março.
FONTE: Zapping TV

segunda-feira, 25 de março de 2013

RTP1 - Aposta para o Pascoa


A estação pública é a que mais defende o lado épico e histórico do período da Páscoa, exibindo o clássico Ben-Hur e Maria, Mãe de Jesus. Isto a par da minis-série A Sagrada Família e de 007 – O Amanhã Nunca Morre.
  • Ben-Hur: Sexta - 14:15
  • Maria, Mãe de Jesus: Domingo - 14:15
  • A Sagrada Família: Domingo - 23:00
  • 007- O Amanhã Nunca Morre: Domingo - 16:00

Fonte: A Televisão

sábado, 23 de março de 2013

TVI24 - Já tem substituta da Luís Marques Mendes

No passo mês de fevereiro, o canal de Informação da  comemorou o seu quarto aniversário. Apesar da subida de , a 24 perdeu dois comentadores políticos. , para a , e , para a CM TV.
Contudo, conforme noticado pel’ , a direção de Informação, encabeçada por , já encontrou uma comentadora substituta. A fonte contactado pelo nosso site afirmou que era uma «grande aquisição», sendo «personalidade muito conhecida». Trata-se de .
Fica, assim, desvendado o trunfo que o canal de Informação da Media Capital encontrou para compensar a saída de Luís Marques Mendes.
Fonte: A Televisão

sexta-feira, 22 de março de 2013

Big Brother VIP - Endemol sem dificuldades em compor o elenco


Refutando as recentes informações apontadas por órgãos da comunicação social, a TVI e a Endemol parecem estar a sair facilitadas no encontro de nomes de figuras públicas dispostas a abrir o jogo e a serem vigiadas 24 horas por dia pela população nacional. Quem o garante é Lurdes Guerreiro, diretora-geral da Endemol Portugal, em declarações exclusivas ao A Televisão.
Parca nas palavras, a responsável máxima pela produtora indicada para possibilitar o regresso de Big Brother à TVI contradiz a ideia de que, em caso de ausência de famosos, o reality show passe a ser protagonizado por anónimos: «Apenas posso dizer que não estamos a ter dificuldade nos contactos», contra-ataca.

Convidada a esclarecer os nomes alegadamente pretendidos pela estação e pela produtora em Big Brother VIP, Lurdes Guerreiro escapa à interrogação e apenas declara: «O nome dos participantes será confidencial até à data de estreia, exactamente como aconteceu no passado.»
As novidades relativas a Big Brother VIP surgem diariamente nos mais diversos elementos dos media, porém nem todas são potencialmente verdadeiras. Os famosos parecem querer fechar-se numa casa num espaço de três meses.
Fonte: A Televisão

quinta-feira, 21 de março de 2013

RTP1 - 5 para a Meia-Noite - Pacheco: João Melo e Víton Araújo


João Melo e Víton Araújo

Pedro Fernandes recebe esta quinta-feira João Melo, fundador da banda Fúria do Açúcar, eVíton Araújo, autor do livro Cem Coisas para Fazer Depois de Morrer.
Espera-se mais um programa de sucesso com Pacheco e companhia.
Fonte:RTP/5PMN

quarta-feira, 20 de março de 2013

RTP1 - 5 para a Meia-Noite - Markl: Mário Laginha, Quintino Aires e Algodão




Mário Laginha, Quintino Aires e Algodão


Com Nuno Markl tudo é possível e esta quarta-feira traz estes três nomes à sua casa do “5 para a meia-noite”.

Espera-se assim mais uma noite incrível!

Fonte:RTP/5PMN

RTP1 - Nova novela já tem nome provisório


A RTP vai apostar numa soap opera, uma novela de longa duração que se vai manter durante largos meses na antena da estação pública.
A TV7 Dias adianta que a trama está provisoriamente denominada “Os Nossos Dias”, esta é uma história atual passada nos dias de hoje e que já está aprovada e com o elenco a ser contratado.
Para início, a novela vai contar com 300 episódios, o que lhe dá mais de 1 ano no ar caso seja exibida de segunda a sexta-feira. Caso a estação queira, este número pode ir subindo com o avançar do tempo.
A nova produção deve substituir “Sinais de Vida” no horário, mas só deve estrear algumas semanas depois da atual novela/série da RTP1 terminar.
Fonte: Zapping TV

Noticia - GFK mudo painel de audimetria validado mas TVI mantêm dúvidas


A CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios validou o novo painel da audimetria da empresa GfK. A decisão foi tomada em reunião conjunta entre a direção daquela entidade e a secção técnica de TV (CTC TV).

A validação respeita ao chamado PAC 2012 – o Plano de Acão e Correção que foi desencadeado, em meados do ano passado, com o objetivo de atender a reclamações de alguns associados daquela entidade. Na reunião de ontem, as várias secções da CAEM e os operadores de TV foram chamados a pronunciar-se sobre o painel e a votar a sua aceitação. APAN – Associação Portuguesa dos Anunciantes, APAME – Associação Portuguesa das Agências de Meios, RTP, SIC, ZON e MEO validaram o painel, enquanto a TVI manteve as suas dúvidas e pediu novas datas para futura avaliação do PAC 2012.

A direção da CAEM vai reunir-se na sexta-feira para aprovar esta validação.

Fonte: Briefing

Noticia - RTP ajuda Televisão Pública de Angola tenta vencer o "atraso tecnológico"


As televisões portuguesas estão a ter um papel fundamental no processo de reestruturação da TPA, a estação pública angolana. "Já tivemos muitas ações de formação com a TVI, algumas pessoas vieram a Portugal para isso, mas nós privilegiamos a relação com todos os organismos fora de Angola que nos possam trazer know-how", contou ao CM Victor Fernandes.

O administrador executivo da TPA recordou o acordo que tem com a RTP e o encontro recente com Alberto da Ponte, presidente da estação. "O que temos com a RTP é uma relação de parceria, que nos permite aproveitar aquilo que é o avanço tecnológico, a formação e todas as valências que a RTP nos possa trazer. Nós também transferiremos algum conhecimento para a RTP, naquilo que são as nossas valências, entre elas um conhecimento de Angola que só a TPA tem."

Há menos de um ano no conselho de administração da TPA, o responsável explica que o canal está a ser alvo de uma profunda reestruturação. "Definimos três eixos para este ano: a reestruturação em termos de recursos humanos, que devem ser adequados à exigência que a televisão vai ter nos próximos anos; a formação das pessoas e, por fim, a renovação técnica e tecnológica da estação", adiantou.

Com cerca de 2300 profissionais, 700 dos quais jornalistas, a TPA está presente em todo o país, mas "padece de algum atraso tecnológico", remata Victor Fernandes, acrescentando que o jornalismo angolano "está a dar os seus primeiros passos" e está a aprender a "conviver com a liberdade de expressão, que às vezes se transforma em libertinagem".

Fonte: CM

Noticias - Rede distribuía TV e Internet ilegalmente na região norte


Técnicos da PT, acompanhados de inspetores da Anacom e de agentes da GNR, estão a desmantelaram uma rede ilegal de telecomunicações que operava no Norte.

Em causa está um operador não licenciado, pirata, que distribuía televisão por cabo e Internet utilizando infra-estruturas de outros operadores de telecomunicações nos concelhos de Viseu, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva. Casas, cafés e outros estabelecimentos públicos dos concelhos de Vila Nova de Paiva, Viseu e Moimenta da Beira adquiriam o serviço de comunicações mediante o qual pagavam 15 euros só pelo serviço de Internet acrescido de 10 euros para a televisão por cabo cujo serviço incluía os canais pagos. Porém, não havia contratos nem faturas. Serão centenas os clientes deste operador, pirata, que, como Maria Alice, ficaram surpreendidos com a ação das autoridades.

O sinal era distribuído através de fibra ótica e de uma rede sem fios. A denúncia terá partido da própria Portugal Telecom, o operador que detém a concessão do serviço público telefónico cujos técnicos se terão apercebido da distribuição do sinal de comunicações. Os técnicos e agentes da GNR estão a seguir o cabo de fibra óptica e depois, com mandatos judiciais, procedem à apreensão de routers e descodificadores, os equipamentos que permitiam receber o sinal de comunicações. O proprietário da rede foi detido, pela GNR, para averiguações.

A PT não presta esclarecimento porque a operação está a ser dirigida pela Autoridade Nacional de Telecomunicações que adiou esclarecimentos para mais tarde.

Fonte: TSF

Noticia - Anacom vai fazer auditorias de segurança às redes de telecomunicações

Os operadores de telecomunicações vão passar a ter de informar a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) sempre que detetarem incidentes de segurança nas suas redes. No último trimestre de 2013, deverão ser lançadas as primeiras auditorias de segurança às redes que operam em Portugal.

A entidade que regula as comunicações prevê lançar, até ao final de 2013, a primeira leva de auditorias de segurança às redes de telecomunicações que operam em Portugal. A iniciativa, que está a ser preparada atualmente, pretende dar seguimento ao que é estipulado pela nova lei das comunicações eletrónicas, que foi publicada no passado verão. "Estamos a preparar um projeto relativo às medidas técnicas e organizacionais sobre a segurança e a integridade das redes e serviços de comunicações eletrónicas, tendo em conta as linhas de orientação técnica elaboradas pela ENISA (a Agência Europeia de Segurança das Redes e da Informação) e abrangendo também o que em matéria de segurança de redes se aplica em resultado da lei de proteção da privacidade e dos dados pessoais para as comunicações eletrónicas", confirmou por e-mail fonte oficial da ANACOM.

Além das auditorias, a Anacom prevê lançar, até ao final de 2013, um Centro de Reporte, que deverá recolher e tratar os incidentes de segurança que tenham ocorrido nas redes dos operadores de telecomunicações que operam em Portugal. Segundo a nova Lei das Comunicações Eletrónicas, os operadores de telecomunicações passam a ser obrigados a notificar a Anacom sempre que são detetadas violações dos sistemas de segurança, perdas de integridade das redes públicas e dos serviços prestados ao público. A mesma lei prevê ainda que os operadores informem os consumidores das ocorrências e incidentes que eventualmente possam afetar as redes suportam os serviços de comunicações eletrónicas. Em caso de violação da privacidade dos consumidores ou de comunicações não solicitadas, as notificações deverão ser encaminhadas para a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

A constituição do Centro de Reporte de Incidentes já foi sujeita a consulta pública. Atualmente, está a ser elaborado um relatório que deverá definir ao pormenor o raio de ação do novo centro. Uma coisa é certa, o Centro de Reporte de Incidentes deverá ter uma ação circunscrita "às comunicações eletrónicas" e às infraestruturas geridas pelos operadores de telecomunicações. O que significa que não pode ser encarado como um potencial substituto do projeto de constituição do Centro Nacional de Cibersegurança, que esteve agendado para o final de 2012 e que ainda não foi constituído. "A matéria de cibersegurança vai bastante para além das comunicações abrangendo outros setores como a energia, a banca, a saúde, os transportes, a administração pública, etc.", explicita fonte institucional da Anacom.

Fonte: EI

terça-feira, 19 de março de 2013

RTP1 - 5 Para a Meia-Noite - Zé Pedro: Sara Moreira e Miguel Che Soares


Sara Moreira e Miguel Che Soares




Zé Pedro Vasconcelos preparou um programa para homenagear personalidades pouco conhecidas do grande público, mas com grande mérito e, por isso, dignas de ficar a conhecer melhor.
Assim, os convidados da noite são: Sara Moreira, atleta que se sagrou campeã europeia dos 300metros em pista coberta, ao vencer a prova no último dia dos Europeus em Gotemburgo, e Miguel Che Soares, investigador da Gulbenkian.
Um programa que não vale perder!

Fonte:RTP/5PMN

SIC Noticias - Contra-Poder 18-03-2013


MEO - MEO Demo dá lugar a MEO Destaques

O canal MEO Demo deixou a oferta do serviço de televisão da Portugal Telecom e para o seu lugar entrou o MEO Destaques.

Desde ontem que o canal 400 deixou de contar com a emissão em simultâneo de um canal do pacote de 140 canais, onde se pretendia promover este pacote para clientes que não o subscrevem, para passar a ter emissões sobre os serviços MEO. A partir de agora o renomeado MEO Destaques, conta com:
  • anúncios das mais recentes novidades e passatempos MEO;
  • tutoriais sobre o serviço de televisão;
  • promoções dos diversos canais que fazem parte da grelha do operador;
  • destaques para alguns programas emitidos na grelha de canais do MEO.

O MEO Destaques está disponível na posição 400 para os clientes ADSL e Fibra e permite ainda o acesso à aplicação "MEO Magazine" através do botão vermelho.
Fonte: Grelha TV

TDT - Portugal é o país europeu com menor número de canais


Último lugar – é essa a posição de Portugal entre os 34 países europeus analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) sobre a oferta de canais no serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT). No extremo oposto a Portugal, que oferece cinco canais na TDT, está a Itália, país onde a oferta nas redes de TDT chegava, no final de Dezembro, aos 118 canais, contabilizava o Observatório. No topo da lista dos países com mais canais estão também a Letónia (85) e o Reino Unido (79).

Por Portugal, o OEA contabiliza apenas quatro canais quando na verdade são já cinco, uma vez que o canal Parlamento está disponível na oferta da TDT. Mas ainda assim, continua na última posição, uma vez que o seguinte, a Eslováquia, tem sete canais nessa plataforma. Os países que só têm TDT de acesso gratuito, como Portugal, são aqueles que oferecem um menor número de canais. Há, porém, países que contrariam essa tendência: dos 79 canais de TDT no Reino Unido, 71 são gratuitos; em Itália essa relação é de 51 pagos para 67 grátis; em França de nove pagos e 32 grátis; na Alemanha são dois pagos e 33 abertos.

De acordo com o Observatório, actualmente já 22 dos 27 Estados-membros da União Europeia fizeram a transferência do sinal de televisão analógico para o sinal digital, em linha com as recomendações da Comissão Europeia. A Comissão definira como prazo limite para a transição para o digital Junho de 2015. Durante 2013 farão também o chamado switch-off (desligamento) do sinal analógico a Grécia, Polónia e Bulgária. A Hungria e a Antiga República Jugoslava da Macedónia contam fazê-lo entre este ano e 2014, e a Bósnia e Herzegovina aponta para o próximo ano. Para o último ano do prazo deixaram-se ficar outros países europeus como a Albânia, Roménia, Rússia, Montenegro e Turquia.

Quanto a lançamentos de novos projectos, foram lançadas plataformas de TDT paga em 21 países. Talvez devido à crise económica, o Observatório registou, pela primeira vez, uma diminuição do número de subscrições na TDT paga, de cerca de 13%. A situação mais significativa foi a de Itália, onde um milhão de subscritores anulou o seu contrato. Ao mesmo tempo, acrescenta o OEA, alguns serviços de TDT paga em Espanha e Portugal acabaram por não se materializar. Em Portugal estavam previstos dois serviços: o base, gratuito, que teria seis canais – os actuais quatro generalistas, o quinto canal cujo processo de atribuição se encontra em tribunal, e um sexto em alta definição – e ainda um outro multiplexer, que seria pago e acabaria por concorrer com as ofertas de TV paga como o MEO (que pertence à PT, que ganhou o concurso para a TDT) e a ZON.

O Observatório contabilizou, só em 2012, o lançamento de pelo menos 86 novos canais em sinal digital. No final do ano havia 456 canais nacionais ou internacionais em sinal digital gratuito, a que se somavam 529 canais pagos e mais de mil canais locais e regionais. Mas, segundo a base de dados Mavise, um serviço utilizado pelo Observatório Europeu do Audiovisual, o mercado europeu da televisão esteve bem mais agitado: no ano passado a União Europeia viu nascer 369 novos canais de televisão no conjunto de todas as plataformas. Quarenta por cento destes novos lançamentos foram na tecnologia de HD – Alta Definição. Por comparação com 2011, ano em que 143 canais foram encerrados no conjunto dos países da União Europeia, no ano passado fecharam 62 canais, acrescenta ainda o Observatório.

Fonte: Público


Noticia - Relvas quer "melhor programação" e "permuta de conteúdos" nos canais internacionais da RTP


O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, assinou ontem um artigo de opinião em que defende a necessidade da RTP Internacional "investir na melhoria da programação" e da RTP África privilegiar "a permuta de conteúdos".

No artigo, com o título "Reforçar a cooperação", publicado simultaneamente em seis países de língua oficial portuguesa e em Macau, o ministro da tutela defende que "a RTP Internacional e a RTP África são importantes ativos estratégicos a preservar", considerando que os dois canais "afirmam a língua portuguesa como fator de desenvolvimento económico e social e potenciam a influência das nações que falam o português no mundo global e competitivo em que vivemos". Miguel Relvas enumera em seguida, como "necessidades imperiosas", o "investir na melhoria da programação da RTP Internacional, porque os portugueses residentes no estrangeiro assim o merecem" e a necessidade de, "no que à RTP África diz respeito, dar passos seguros no sentido de intensificar a permuta de conteúdos entre as televisões de serviço público de cada país".

O objetivo final é um "compromisso do reforço da cooperação, de fazer com que a RTP África e a RTP Internacional se convertam, hoje e cada vez mais no futuro, na grande casa da língua portuguesa e da expressão cultural lusófona". O ministro Miguel Relvas considera que "à RTP Internacional não bastará levar imagens e notícias de Portugal". "Este canal deve refletir também o quotidiano, as aspirações e as vivências dos emigrantes e luso-descendentes nas sociedades onde se encontram inseridos, transformando-se numa plataforma destinada a fortalecer os laços comuns", concretiza.

Quanto à RTP África, o ministro afirma que ela "pretende reforçar o seu papel enquanto ferramenta privilegiada para aproximar todas as populações que falam português neste continente, no respeito absoluto pela identidade e integridade de cada país, sem qualquer estigma de centralismo ou paternalismo". A concretização deste objetivo passa sobretudo por "estimular as produções autónomas, com diversos centros de cultura e de decisão, privilegiando o intercâmbio artístico e destacando as vastas potencialidades económicas de cada Estado-membro". "Sempre com uma palavra-chave a servir-nos de mote: cooperação", escreve o ministro.

O artigo com o pós-título "A RTP Internacional e a RTP-África têm importância estratégica no reforço da casa comum da língua portuguesa", é publicado em Portugal no Diário de Notícias, em Angola no Jornal de Angola, no Brasil no Diário do Comércio , em Moçambique no O País, em Timor no Diário Nacional, em Cabo Verde no "A semana" e em Macau no Ponto final".

Fonte: i Online

TDT - 4 anos depois Anacom reconhece má configuração



Os problemas de cobertura da rede de Televisão Digital Terrestre (TDT) obrigaram a Anacom a agir, abrindo uma consulta pública sobre a evolução da rede que ficou completa a 26 de abril de 2012. Agora o regulador quer mudar a configuração da rede.

A deliberação que defende a evolução para uma rede de multifrequência (MFN) - constituída por pequenas redes de frequência única (MFN de SFN) - já foi aprovada e submetida à audiência prévia da PT Comunicações. A consulta pública está também aberta até 9 de abril.

Segue-se a análise e divulgação pública dos contributos. O regulador já tinha admitido que a implementação da TDT "tem revelado que determinadas situações têm tido impacto no nível de qualidade de receção do sinal de TDT, não permitindo em particular a sua estabilidade", e os últimos números da DECO davam conta de que 62% dos utilizadores tinham queixas relativas à qualidade do sinal. A deliberação surge depois de uma consulta sobre a evolução da rede que contou com 67 contributos, tendo por objetivo encontrar "a melhor solução de compromisso entre a qualidade do serviço prestado pela rede, a eficiência espectral e o impacto na população".

Questionada a PT Comunicações e a Anacom sobre os efeitos práticos desta resolução na infra-estrutura criada para a TDT e nos custos da implementação e gestão da rede, mas sem resposta até à hora de publicação deste artigo. Fica a faltar também a informação de qual o calendário previsto para as mudanças estarem concluídas.

Ainda ontem foi conhecido um estudo do Observatório Europeu do Audiovisual sobre a oferta de canais no serviço de Televisão Digital Terrestre que coloca Portugal em último lugar nos países com menor oferta de canais de TDT. Portugal só oferece cinco canais (na prática quatro mais o canal do Parlamento) enquanto no topo da classificação aparece a Itália com uma oferta 118 canais.

Fonte: TEK

RTP - Quer aumentar taxa do audiovisual


A RTP vai estudar já este ano "a possibilidade do aumento da Contribuição Audiovisual (CAV) em 2014", no entanto, nas projecções financeiras do Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento apresentado ontem na Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, o aumento está só contabilizado a partir de 2016. Já os cortes de 28% nos custos com o pessoal, anunciados por Miguel Relvas, começam já amanhã com o início da primeira fase de rescisões amigáveis que durará até 15 de maio.

O Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento da RTP, concebido pela administração do canal e aprovado pelo ministro Miguel Relvas, quer tornar a empresa pública no "pin de lapela de todos os portugueses" nos próximos anos. Para isto, a estratégia definida no documento, entregue ontem aos deputados da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, passa pelo aumento da taxa audiovisual, a melhoria da monitorização das audiências, encontrar parceiros tecnológicos, realocar investimento para a actualização tecnológica das várias plataformas, cortes no número de trabalhadores a possibilidade do encerramento de delegações da RTP no país.

Muitas destas adaptações visam "reduzir a estrutura de custos" de modo a permitir "a sustentabilidade da empresa no limiar das receitas disponíveis". Sem a possibilidade de contar com o capital proveniente das indemnizações compensatórias atribuídas pelos Estado até este ano, daqui para a frente a RTP terá de depender das receitas da taxa audiovisual e das receitas com publicidade. Nas projecções do Plano de Desenvolvimento, em 2016, tanto uma como outra vão ter aumentos significativos. A administração justifica o estudo do aumento da taxa audiovisual - actualmente a taxa é de 2,25€ e é paga na factura da luz, gerando este ano receitas de 140 milhões de euros - com a limitação publicitária e as "profundas obrigações para o cumprimento do serviço público". Caso este aumento entre em vigor, a RTP arrecadará mais de 142 milhões de euros em 2016.

A estrutura orgânica da RTP também vai mudar. Sexta-feira começa já o plano de rescisões amigáveis que durará até 25 de Maio. Após este período, e caso a redução de custos não atinja os 28% previstos, a administração prevê a hipótese de despedimento colectivo. O canal público quer ainda eliminar ou reduzir os "encargos derivados de fornecedores de mão-de-obra externa" e pretende iniciar um processo de mobilidade dos trabalhadores dentro da empresa.

Para a Comissão de Trabalhadores da RTP a redução no número de trabalhadores pode chegar a um terço, cerca de 600 pessoas, já que duvidam que seja possível o aumento previsto das receitas comerciais com publicidade. A Comissão vai ainda apresentar uma queixa por entender que não foi cumprido o período de consulta previsto no Código de Trabalho, já que o documento lhes foi entregue na última sexta-feira e apenas na segunda-feira houve possibilidade de fazer questões, sem direito a contraditório.

Quanto aos centros regionais, a administração vai proceder a "uma racionalização de meios", embora considere que isto não afectará "a qualidade e o âmbito do serviço público definido pelo contrato de concessão". Assim, "está a ser analisada a possibilidade do encerramento de algumas delegações" e também a hipótese de "teletrabalho" para assegurar a cobertura informativa. No que diz respeito às delegações da Madeira e dos Açores, tal como já tinha sido avançado por Miguel Relvas, já decorreram as primeiras reuniões negociações com os governos regionais, no entanto o plano acrescenta que o processo deverá estar fechado até ao fim de junho.

Fonte: i Online

Novo Site da Famila TV TECH sobre Tecnologia


SIC - 'Cheias de Charme' registou o seu pior resultado


Foi a 25 de Fevereiro que chegou à SIC mais uma novela da TV Globo, Cheias de Charme. Esta produção, que no Brasil foi um dos maiores sucessos dos últimos anos, veio substituir Fina Estampa no horário de fim da tarde da estação de Carnaxide.
Com o fim de Fina Estampa na passada sexta-feira, Cheias de Charme passou a ocupar o horário das 18:15 às 20:00, ou seja,  o seu episódio diário passou a ser maior e a contemplar a parte repetida e a parte inédita. Tal fator levou a que a nova novela de fim de tarde da SIC registasse, ontem, o seu pior resultado desde a estreia.Cheias de Charme registou 8,1% de rating e 22,4% de share, tendo o seu episódio de 95 minutos sido visto por um total de 784.500 telespectadores.
Fonte: A Televisão

TVI - Big Brother VIP já tem Facebook



A Televisão avançou há instantes, em primeira mão, o nome oficial e o logotipo elaborado pela TVI do reality show que se aproxima a passos largos à grelha de programação do canal da Media Capital.

Big Brother VIP já chegou às redes sociais, contando há cerca de duas horas com uma página oficial no Facebook, espaço que nos últimos anos ganhou ênfase nos reality shows, com Secret Story – Casa dos Segredos. A página do formato que será apresentado por  ainda é recente e conta com apenas 25 fãs.
Para se juntar à comunidade de apreciadores de Big Brother VIP, clique aqui. O reality show tem estreia agendada para maio.
Fonte: A Televisão

TVI - Novo Big Brother já tem nome oficial e novo logotipo


A TVI anunciou o regresso do reality show que revolucionou a televisão portuguesa há 13 anos. Big Brother deverá regressar ao pequeno ecrã num prazo de um mês.
A Televisão informa, agora, em primeira mão, aos nossos leitores, o nome oficial do renovado Big Brother, que evidencia a presença de personalidades conhecidas da nossa praça pública. Big Brother VIP é o nome escolhido pela equipa dirigida por Luís Cunha Velho, substituindo Big Brother Famosos, nome do programa que, em duas edições, fechou numa casa um conjunto de figuras públicas.
Teresa Guilherme, sabe o nosso site, está oficialmente confirmada na condução do programa. Os próximos dias serão decisivos para a divulgação de informações deste regresso.
Fonte: A Televisão


TV TECH já tem Facebook



Noticia - Jornalistas da BBC em greve contra despedimentos


Plano de redução de custos da televisão pública britânica prevê a redução de 2 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos.

Os jornalistas da BBC deram nesta segunda-feira início a uma greve de 24 horas em protesto contra um plano de despedimentos. É possível que ao longo do dia haja interrupções na transmissão dos programas de informação.

Em causa está o despedimento de 30 trabalhadores da BBC Scotland, do World Service, da Asian Network e do Five Live, que o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) exige que sejam reintegrados noutros postos de trabalho.

O plano de reestruturação da televisão pública britânica prevê, além de alterações na programação, a redução de mais de mais de 2 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos.

“Em vez de garantirem que o processo de reafectação funciona em todas as áreas da BBC, os administradores estão a preparar-se para desperdiçar dinheiros públicos em despedimentos desnecessários e a sacrificar a subsistência de jornalistas experientes e talentosos, ao mesmo tempo que colocam anúncios para outros postos de trabalho”, afirmou a secretária-geral do sindicato, Michelle Stanistreet, citada pelo The Guardian.

Um responsável da BBC fez saber que a administração compreende que as situações de despedimento são “frustrantes e difíceis” mas que ainda assim está decepcionada com a decisão do SNJ de avançar para esta greve. Acrescentou ainda que a BBC está a “trabalhar duramente para garantir que consegue a reafectação dos trabalhadores sempre que possível”.

Stanistreet explicou que os membros do sindicato na BBC estão a “tomar medidas para defender os postos de trabalho e a qualidade do jornalismo” no grupo. E acrescentou: “Estão irritados e frustrados com as más decisões que estão a fazer com que jornalistas sejam obrigados a deixar os seus trabalhos e a comprometer a qualidade do jornalismo e da programação.”

Para os administradores, neste momento a prioridade é “fornecer aos telespectadores e ouvintes os serviços que estavam programados” e ainda é cedo para “especular em eventuais mudanças na programação” ou sobre a possibilidade de os serviços virem a ser afectados.

O SNJ pediu um adiamento do processo em seis meses para haver mais tempo para negociações. Segundo o SNJ, desde 2004 a estação britânica já perdeu 7000l trabalhadores.
Fonte: Publico

RTP1 - 5 Para a Meia-Noite - Boinas: Melânia Gomes e Miguel Pina Martins

Melânia Gomes e Miguel Pina Martins

Luís Filipe Borges inicia mais uma semana de 5 para a meia-noite com conversa e humor em pequenas grandes doses.
Os convidados da noite são a belíssima atriz Melânia Gomes e Miguel Pina Martins,diretor executivo da empresa Science4you que desenvolve brinquedos para pôr em prática a ciência.
A semana é regida pelo verbo Abananar que significa aparvalhar e apalermar, nada mais adequado ao nosso talkshow.

Fonte:RTP/5PMN

SIC Noticias - Contra-Poder 15-03-2013

Canal Q - Promo da Nova Temporada de 'Felizes Para Sempre'

DESCRIÇÃO - Em Março, o Canal Q estreia a nova temporada de Felizes para Sempre, com Nuno Markl e Ana Galvão. 
Seja uma mosca na vida deles.

Canal Q - Submersos- Promo Ep.3


Segundas, 23h05 
DESCRIÇÃO -  Uma série acerca do mundo à superfície e aquele por baixo. Da distância a que estamos de nós mesmos e do que nos rodeia; da incapacidade de entendimento entre gerações diferentes, pessoas diferentes; do tumulto da coexistência, da dependência, da obsessão. 
Com: Maria Rueff, Cláudio da Silva, Carloto Cotta e Mina Andala.




segunda-feira, 18 de março de 2013

RTP1 - Vermelho Brasil registou o seu pior resultado


Foi no dia 3 de Março que chegou à RTP1 a mini-série Vermelho Brasil, uma coprodução entre a França, Brasil e Portugal, que juntou as estações France 2, TV Globo e RTP. A produção, que conta com quatro episódios, registou ontem o seu pior resultado audiométrico.
Vermelho Brasil recorda a invasão do Brasil pelos franceses, que traçaram planos para estabelecer uma colónia na baía de Guanabara, sob a alçada do império português. Com a ação a decorrer em 1564, o português João da Silva (Joaquim de Almeida), instalado no seu forte e rodeado de índios e soldados ao seu serviço, torna-se o maior obstáculo ao plano de Colonização dos franceses, mergulhados em guerras religiosas, de crenças e de poder.
Com a exibição aos domingos na RTP1, Vermelho Brasil registou, ontem, 2,1% de rating e 4,1% de share. O episódio que foi para o ar às 22:00 e teve a duração de cerca de 53 minutos, foi visto por um total de 203.900 telespectadores, tendo alcançado o seu pior resultado desde a estreia.
Fonte: A Televisão



TVI - Fanny e João M. juntos noutro Reality Show


Os atuais rivais que se conheceram na segunda temporada de Secret Story podem voltar a encontrar-se, num outro reality show da TVI. Fanny e João Mota estão a um passo de participarem num dos próximos programas de grande entretenimento da estação.
Quem lança a informação desta hipotética união é a TV7 Dias da última semana. De acordo com esta publicação, a TVI intenciona colocar os antigos concorrentes de Casa dos Segredos no novo reality show da TVI 'Todos ao Molho', que pretende reunir, segundo a imprensa nacional, personalidades de diferentes reality shows portugueses.
Ainda assim, a TVI congratulou os espectadores com a novidade da quinta edição do Big Brother, um dia após a TV7 Dias partilhar este desígnio. Desta forma, é provável que, entre a lista de possíveis participantes famosos a serem contactados nos próximos dias, se encontrem Fanny e João Mota.
Se por um lado a TVI pretende João Mota num reality show, a agência responsável pelo modelo já se afirmou contra o regresso de João a este tipo de programas. Por outro lado, Fanny sempre se mostrou disponível para intervir nos programas da TVI. A sua última aparição foi no Desafio Final de Casa dos Segredos, em Janeiro passado.
Fonte: A Televisão